A Força do Shemá

Ouve, atentamente, Ó Israel, preste atenção, abre totalmente sua percepção, silenciando completamente a mente, medite sobre o que estiver pronunciando, interiorize e absorva a mensagem de tal forma que se torne parte de sua essência... D'us é Um e é Único, e Ele é o nosso D'us. Este versículo que se inicia uma das mais antiga e importante oração do judaísmo, o Shemá, é a nossa declaração de fé. A crença na Unidade e Unicidade de D'us é a lealdade eterna de Israel para com D'us. Shemá Israel foi o que o patriarca Yaakov ouviu dos filhos em seu leito de morte. >>Continue Lendo »


Foram as palavras usadas por Moisés para se dirigir aos judeus em seu último discurso, no deserto. É a primeira oração que a mãe ensina ao seu filho; são as últimas palavras pronunciadas por um judeu antes da morte.
O Shemá Israel é uma experiência inigualável. Com as palavras do Shemá nos lábios, muitos judeus enfrentaram as fogueiras da inquisição e as câmaras de gás durante a segunda guerra mundial.
A força desse versículo é tamanha que, mesmo se um judeu estiver isolado e todos os traços de identidade judaica forem apagados, o Shemá não o abandonará, permanecendo na memória e o mantendo ciente de sua identidade como judeu. Ao ser evocado, algo ocorre no subconsciente e o indivíduo se aproxima de seu povo e de sua fé ancestral.
O Midrash nos ensina que no Sinai, além dos 2 milhões de hebreus que havia saído do Egito, todas as almas judias, incluindo as futuras gerações, ouviram a Voz Divina declarar: "Eu Sou Adonai, seu D'us". Todos fizeram parte da aliança eterna entre D'us e Israel. Estes acontecimentos extraordinários estão gravados nas almas de toda Israel para a eternidade.
Considerando o objetivo mais simples do Shemá, a oração implica afirmações fundamentais para a nossa fé: D'us existe, é Um e Único, não tem corpo, está além do tempo, e devemos dirigir nossas orações exclusivamente a Ele. Exorta-nos também, a estudar Sua Palavra, a Torá, e ensiná-la às futuras gerações.
A mezuzá, o tefilin - que contém as palavras do Shemá - e os tsitsit são "sinais" físicos que servem como lembrete de nossa Aliança e de nossas responsabilidades.
A Torá ordena que o Shemá seja recitado duas vezes por dia. Nossos sábios recomendam que o Shemá seja lido "em qualquer língua que a pessoa entenda", pois é essencial que a mensagem seja compreendida. Para ajudar na concentração, ao recitar o primeiro versículo, cobrem-se os olhos com a mão, pois é a oração no qual existe a obrigatoriedade de Kavaná - concentração, devoção interna.
"Shemá Israel YHVH Elokeinu". No texto da Torá, o primeiro Nome que aparece é o tetragrama à cuja pronuncia perdemos o direito após a queda do segundo Templo. Na época do Templo, só era pronunciado pelo Cohen Gadol (Sumo Sacerdote), em Yom Kipur. Atualmente, é lido como se fosse escrito Adonai, quando usado liturgicamente. Em outras ocasiões usa-se o termo HaShem (que significa literalmente O Nome)
Na Torá, Adonai é o Nome de D'us utilizado quando Seus atos revelam amor, a compaixão e a misericórdia que Ele mostra para com Suas criaturas. É o Nome usado em sua relação com os Filhos de Israel.
Elohim (D'us), também usado, revela Seu aspecto de Justiça e Lei. Na invocação final, declaramos "YHVH Echad", ou seja, D'us é Único.


ISRAEL COMO TESTEMUNHA

No primeiro versículo do Shemá declaramos não somente em que acreditamos, mas por que acreditamos. No Sinai, Moisés convocou todo Israel para ouvir a proclamação da Unidade Divina. Após presenciar os eventos milagrosos do Êxodo e da Revelação do Sinai, não existia lugar para dúvidas entre os hebreus no deserto. As gerações vindouras passaram a depender do testemunho transmitido de pai para filho para que o legado fosse mantido vivo. Por isso, a afirmação da Unidade Divina não é individual. Cada judeu é visto como um elo na corrente da eternidade.

Ao recitar o Shemá, passa a integrar Israel, torna-se parte da corrente milenar de fé e lealdade em relação ao D'us de nossos pais. Testemunha perante toda Israel que D'us é UM, é o D'us de toda a humanidade e que Ele é a testemunha viva desta verdade absoluta.

Este conceito de que o povo judeu é testemunha é transmitido tradicionalmente pelos escribas de forma especial: o ain na palavra Shemá e o dalet da palavra Echad tem um tamanho maior do que as outras letras que compõe o versículo, e ao serem combinadas, formam em hebraico a palavra ED, testemunha.

2 comentários :